Lizard Canaries, Canaris Lizard, Lizard Kanarien, Canarios Lizard, Canarini Lizard, Kanaries Lizard, Kertenkele (Lizard) Kanarya

domingo, 26 de janeiro de 2014

Resultados do Campeonato Mundial de Ornitologia 2014 - Bari

                                 http://www.bari2014.it/index/it/iscrizioni.html




domingo, 12 de janeiro de 2014

Uma boa surpresa!

Olá a todos venho relatar um episodio que me aconteceu na sexta-feira e que possivelmente já aconteceu a mais criadores desta magnifica raça de canários é esta dificuldade ou melhor são estes desafios que esta magnifica raça nos apresenta pela frente que para mim a tornam unica e também a mais difícil de criar.
Passo então a dizer o que me aconteceu, como habitualmente ia eu tratar dos meus canários e como já tenho os meus casais separados estive uns instantes a observá-los estava tudo muito bem os machos começaram a cantar e qual não é o meu espanto, na gaiola de um dos casais eu tinha macho e fêmea a cantar ou melhor o que eu tinha como sendo uma fêmea nevada com uma boa marcação no peito estava a cantar magnificamente eu nem queria acreditar. Agarrei na ave fui ver o espigão e não enganava nada era macho, por esse motivo tive que alterar 5 casais, mas no final de contas onde eu tinha uma ótima fêmea acabei por ficar com um excelente macho e para poderem comprovar aqui ficam algumas fotos.
Aproveito para desejar a todos uma época de 2014 cheia de passarinhos nos ninhos.



Macho de 2013 Anilha - 142


Macho de 2013 Anilha - 142


Macho de 2013 Anilha - 142


Macho de 2013 Anilha - 142


domingo, 5 de janeiro de 2014

Identificar se é macho ou fêmea

A melhor forma de determinar o sexo das nossas aves será primeiramente tentar identificar os machos através do canto pois só eles cantam. 
Se tal não for possível aqui ficam duas imagens distintas de um macho e de uma fêmea que poderão ajudar na correta sexagem das aves. 




Juízes julgarem raças de que são criadores.


Venho comentar uma situação que tenho reparado acontecer e se tem repetido algumas vezes, não só este ano mas também em anos anteriores.

Tenho constatado que em algumas exposições em que participo e outras em que apenas vou visitar tanto nos canários de cor como nos de porte há raças a serem julgadas por juízes que criam essas mesmas raças, e julgam aves de muito boa qualidade atribuindo-lhes 88, 89 pontos e posteriormente essas mesmas aves irem ao nacional e serem campeãs nacionais ou irem a exposições internacionais e terem pontuações muito melhores. A conclusão que eu tiro é ou esses mesmos juízes não sabem julgar ou são juízes que não têm interesse em dar boas pontuações a aves de outros criadores, isto porque o Sr. juiz ainda tem lá em casa 200 ou 300 pássaros para "despachar" e o que têm lá em casa é que é bom.

Acho que seria bom para todos que se um juiz quisesse criar determinada raça não a poderia julgar.

Acho que era mais sério, justo e isento.
Todos os criadores gostam de chegar ao final da época e ver o seu trabalho recompensado vendo as suas aves avaliadas o melhor possível.