Lizard Canaries, Canaris Lizard, Lizard Kanarien, Canarios Lizard, Canarini Lizard, Kanaries Lizard, Kertenkele (Lizard) Kanarya

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Devemos acasalar Lizard Dourado X Lizard Dourado

Venho disponibilizar aqui no meu blog um texto que encontrei na internet (só não sei qual o nome do autor do mesmo, pelo qual peço desculpa por não o mencionar), achei um texto muito interessante e poderá ser útil para quem quiser por em pratica, pois vale sempre a pena tentarmos inovar.
 
Devemos acasalar

                Lizard Dourado X Lizard Dourado                        

 
                             

                

 

 

 
 
 
Desde muito jovem a minha paixão pelos lizards era notória e já lá vai o ano 1958.
Procurei recolher de informação sobre esta espetacular raça o que não era tarefa fácil na época. Toda a informação recolhida recomendava sempre os acasalamentos tradicionais;

Dourado X Prateado
Prateado X Dourado


O porquê?

Os manuais da época previam que os outros acasalamentos fora deste padrão, o criador corriam o risco de prejudicar a plumagem sedosa e brilhante do lizard bem como outros defeitos que posteriormente seriam difíceis de eliminar

Como todos os criadores sabem o lizard dourado (amarelo) apresenta-se como um canário de cor intensa e o prateado como um canário nevado.

A metodologia do acasalamento do lizard é idêntico aos canários de cor( intenso X nevado) e (nevado X intenso) .Nestes acasalamentos dizia-se que no primeiro caso as aves nasciam com plumagens defeituosas, corpos estreitos e cabeça achatadas (forma de lagartixa).

No segundo caso Prateado X Prateado a plumagem era mais volumosa, o desenho dorsal mais largo e a cor de fundo mais opaca (sem brilho).

Depois desta pequena introdução vamos definir o que um canário intenso e um nevado.Para melhor entendermos como proceder nos acasalamentos: Intenso: São as aves que não apresentam na sua plumagem qualquer traço de nevado. A cor lipócromica é uniforme deve chegar a extremidade de cada pena.

Nevado: São as aves que apresentam as extremidades das penas com um bordo esbranquiçado nítido pequeno e uniforme sobre toda a plumagem.

Seguindo o mesmo raciocínio que empregamos nos canários de cor nos respectivos cruzamentos ou acasalamentos, procurando aves intensas embora apresentam no seu manto ligeira nevadura os chamados canários, na linguagem popular os "semi-intensos" razão me levou a proceder da mesma forma com os canários Lizard.

Escolhi dentro do referenciado aves que fenotipicamente se apresentam como sendo intensas completamente e outras que a fenotipicamente que a sua cor de fundo não era tão intensa, e o seu brilho mais carente e esperei ansioso pelos resultados, aguardado posteriormente a muda da pena.

Passados 3 meses qual não foi a minha surpresa o maior número de canários resultantes do acasalamento Dourado X Dourado, apresentavam uma plumagem cerrada aderente e com um brilho espetacular.

A cor intensa (amarelo) sem qualquer sinal visível de nevadura (shimmel) a cor de fundo apresentava-se como uma tonalidade amarelo vivo que realçava todo o seu corpo, onde salientava uma forma perfeita dentro das normas do standard.

Os Spangles (desenho dorsal ) as meias luas eram mais pequenas e muito bem alinhadas.

Para obtermos sucesso neste acasalamento o criador deve usar aves que apresentem boas características raciais, dentro das normas do standard.

Estes resultados obtidos como experiência foram culminados com algumas aves douradas premiadas nas exposições do meu clube.

Para terminar na Europa nomeadamente na Inglaterra os criadores ingleses acasalam prateado X prateado com a finalidade de aumentar o tamanho dos canários e a sua forma.

Estes resultados não me surpreendem pois sigo há diversos anos este método ,para melhorar os Lizards Azuis acasalando-os com os Prateados e vice-versa.

Terminando aconselho os criadores que para seguir esta experiência como forma de melhorarmos o Lizard dourado é necessário conhecer ou melhor diferenciar o que é um canário intenso de um canário semi-intenso.

COMO SELECIONAR OS ROWINGS

Como selecionar os rowings (marcação do peito do Lizard)

Ao longo dos anos, os criadores desta esplendida raça procuram melhorar o aspeto (fenótipo) do lizard, seja a sua forma, tamanho e as marcações peitorais (rowings).

Como sabemos os lizards, nascem com coroas perfeitas ou quase perfeitas, imperfeitas ou com coroa ou quase sem coroa. Com desenho dorsal, com marcações bem alinhadas (spangles) no entanto é difícil ver os lizards dourados, bem marcados no peito ao contrário dos prateados e azuis que aparecem nomeadamente as fêmeas com rowings bem marcados e bem alinhados ( o que permite ao criador facilmente distinguir o sexo das aves.

Com a experiência de anos de criação e da sua seleção podemos chegar as diversas conclusões:


1. Os spangles aparecem em todos os lizards mais ou menos espetaculares. No que diz respeito aos rowings o criador tem que recorrer a uma seleção muito rigorosa, com a finalidade da obtenção dos resultados que pretende. Em face do referenciado o criador põe-nos a questão, como conseguir o melhoramento das marcações peitorais (rowings)?

2. Com uma seleção rigorosa através dos acasalamentos, sem desânimos e com alguma perseverança, a saber :

· Seleção da aparência fenotípica;

*Como proceder? Das várias aves que o criador tem disponíveis deve procurar sempre escolher as que apresentam as melhores marcações peitorais.

3. Seleção através da genética :

Como podem calcular este passo por parte do criador é muito mais difícil de alcançar pois nem sempre os resultados são alcançados no imediato.

Torna-se necessário e importante trabalhar através da consanguinidade indireta, como única forma de estabilizar o seu plantel conseguindo introduzir nas nossas aves um aceitável valor genético.

O criador para conseguir e fixar as características genéticas deve utilizar os reprodutores que obteve dos cruzamentos ( ex: Um macho para duas a 3 fêmeas para fixação das características patrimoniais da raça.

4. Como selecção complementar:

Devemos utilizar lizards que nos ofereçam determinadas garantias genéticas, a saber:

- Aves saudáveis

- Tranquilas nas gaiolas

- Robustas

- Apresentem uma plumagem cerrada e sedosa.

- Mudas feitas sem qualquer dificuldade

 

Desenho do peito e flancos (Rowings )


Devem ser pequenos triângulos largos, escuros e regulares, com vértices em direção à cauda nascem sob o bico e olhos e, prolongam-se até ao início da cauda.
Neste item, o Juiz classificador deve observar a diferença entre um lizard intenso e um nevado. Nestes últimos o grau de exigência deve ser maior. Aves sem qualquer marcação devem ser penalizadas com rigor aves, principalmente os intensos com marcações de pouca nitidez no peito devem ser penalizadas moderadamente.
O tipo ideal de um Lizard requer marcações até ao inicio da cauda. As penalizações a efetuar pelo juiz na ficha de julgamento devem ser proporcionais as deficiências.


 






Sem comentários: