Lizard Canaries, Canaris Lizard, Lizard Kanarien, Canarios Lizard, Canarini Lizard, Kanaries Lizard, Kertenkele (Lizard) Kanarya

domingo, 5 de janeiro de 2014

Juízes julgarem raças de que são criadores.


Venho comentar uma situação que tenho reparado acontecer e se tem repetido algumas vezes, não só este ano mas também em anos anteriores.

Tenho constatado que em algumas exposições em que participo e outras em que apenas vou visitar tanto nos canários de cor como nos de porte há raças a serem julgadas por juízes que criam essas mesmas raças, e julgam aves de muito boa qualidade atribuindo-lhes 88, 89 pontos e posteriormente essas mesmas aves irem ao nacional e serem campeãs nacionais ou irem a exposições internacionais e terem pontuações muito melhores. A conclusão que eu tiro é ou esses mesmos juízes não sabem julgar ou são juízes que não têm interesse em dar boas pontuações a aves de outros criadores, isto porque o Sr. juiz ainda tem lá em casa 200 ou 300 pássaros para "despachar" e o que têm lá em casa é que é bom.

Acho que seria bom para todos que se um juiz quisesse criar determinada raça não a poderia julgar.

Acho que era mais sério, justo e isento.
Todos os criadores gostam de chegar ao final da época e ver o seu trabalho recompensado vendo as suas aves avaliadas o melhor possível.


Sem comentários: